Vamos fazer um pouco de exercício com o bebê.
Para isso, podemos acomodá-lo de barriga para cima no berço ou trocador.
- Pegamos seus tornozelos com as nossas mãos e vamos flexionando e esticando, alternadamente, suas perninhas com delicadeza: esticamos uma perna e flexionamos a outra, flexionamos a primeira e esticamos a segunda e, assim sucessivamente, seguindo um ritmo suave.
- Pouco a pouco, podemos aumentar a velocidade das "pedaladas" ou fazer algumas variações no ritmo (ora mais lento, ora mais rápido).
- Depois, para variar um pouco a brincadeira, segue seus tornozelos e estique ambas as pernas de uma vez. Enquanto isso, podemos cantar alguma musiquinha.
- Damos o exercício por finalizado antes que o bebê comece a demonstrar sinais de cansaço, o beijamos e fazemos cócegas nos pés.
Variações...
Podemos inventar outras musiquinhas, para alegrar qualquer momento da brincadeira com o nosso bebê e incluir nelas o nome dele ou o nosso. Um ótimo momento para realizar este exercício é depois de uma troca de fralda ou em casos de gases, o exercício é ótimo para ajudar a barriguinha com exercícios fazendo os gases sair sem tanto estres para o bebê.
Será possivel...
- Iniciar seu bebê na descoberta do próprio corpo.
- Potencializar o desenvolvimento motor das pernas do bebê.
- Favorecer a sincronização dos movimentos do bebê.
- Estimula-lo a adquirir sentido de ritmo.
NESSA BRINCADEIRA SERA POSSÍVEL ESTIMULAR A CAPACIDADE PSICOMOTORA E COGNITIVA.